Nuno Gonçalves

Nuno Gonçalves Pereira é doutor em Estudos latino-americanos (UNAM), mestre em História (UFC) e graduado em história (UECE).
Publicou os livros de poesia “Cacos de Cristo”, “O sol e a maldição”, “Canto das onças”, “Cartas de Navegação”, “Calabouço de reticências ou a aridez do oceano”, “Álbum de família & outros negativos: poemas pós-apocalipse” e “Dicionário dos medos imaginários: morfemas”.
Recebeu os prêmios literários Moreira Campos e Antonio Girão Barroso com o conto “Caminho da novena” e o poema “Canto do anjo vermelho”.
Tem poemas publicados em várias revistas literárias, entre elas, Periódico de poesía de la UNAM, Agulha, Acrobata, Tyrannus Melancholicus, Ruído Manifesto, Gazua, Mallarmargens entre outras.
É professor-adjunto de História da América na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e atualmente vem desenvolvendo uma pesquisa sobre os conceitos teóricos de Antonio Cornejo Polar junto ao CELACP-Lima.
Nasceu na cidade de Recife-PE, viveu toda sua infância e adolescência no estado do Ceará e é pai de Maria Alice e Maria Assucena.

Jaguaribe - canto de sangue & pedra

Não há morte no leito deste rio,
embora seja ele o rio da morte.

Nuno Gonçalves

continua